Posted by on Jan 17, 2012 in Blog, css, design | 9 comments

Hoje tive uma bela notícia vendo o “tuit” do Smashing Magazine. Na hora fiquei desacreditado e fui tão surpreendido que me levou a fazer esse post-tip ou, em bom português, artigo-dica, sobre o plugin que integra google webfonts com o Photoshop.

WebInk é um plugin gratuito da Extensis, com a missão de integrar sites de webfontes (pagas ou nao) para o photoshop. Ele tem a versão paga que expira, mas daí só as fontes pagas do site que não poderão ser baixadassó o Suitecase Fusion 3 (programa de preview de fontes) para de funcionar, não interferindo no funcionamento do plugin para as fontes gratuitas do Google WebfontsQualquer fonte. Cool han?!

print-extensis

Acho que esse é o começo da integração de fontes que eu sempre cito em meus posts como esse sobre font-face e esse sobre css animation. Hoje em dia o designer precisa procurar uma fonte interessante para utilizar em um projeto, a partir do momento que tem o google webfonts integrado, o trabalho é muito mais otimizado, além de ter um próprio Preview das fontes no photoshop, muito melhor que o original do photoshop, diga-se de passagem.

print-2-extensis
O interessante é que quando se utiliza uma das fontes a primeira vez, ela é adicionada a sua lista de fontes normais, não fisicamente mas visualmente pelo Photoshop. Como o google webfonts está aumentando cada vez mais, ele tem um search para facilitar a busca por qualquer fonte específica que esteja procurando.

Para ativar o WebInk é bastante fácil, é só baixar o plugin que pode ser achado aqui. Instalá-lo em seu computador e depois abrir seu photoshop. Para achar o painel do webink, é só ir em janela (window) > Extensões (extensions) > Extensis. Prontinho :)

Como eu disse, é uma dica rápida. Então desenvolvedores front-end, CORRAM e contem aos seus devidos designers que agora usar font-face é mais fácil do que procurar fonte em sites convencionais. Agora cá entre nós, seria mais interessante ainda se ele também estivesse integrado com o http://www.fontsquirrel.com né?